Início QUEM SOMOS ATIVIDADES ATL NOTÍCIAS CONTACTOS
DIVULGAÇÃO
Resumos das matérias e exercícios de consolidação
No seguimento da abertura do novo ano letivo, serve o presente para informar que o Gabinete Orienta-te! irá iniciar a valência do apoio ao estudo no dia 10 de outubro.
Para esclarecimentos adicionais, contactar o Setor da Juventude através de telefone para o n.º
21 932 0480 ou email:
juventude@cm-odivelas.pt
Ficha de inscrição

Consulte aqui o calendário escolar 2016/2017

TORNE-SE MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO

01

Para esta associação a promoção de um ensino de qualidade depende de uma estreita parceria entre a escola, a autarquia e os pais. Para se fazer sócio basta preencher o formulário que se encontra neste site e proceder ao pagamento da quota de associado no valor de 2,50€ mensais.Preencha a sua Ficha de InscriçãoMais

EMENTA
Ementa escolar 2016/2017
ACTAS
Acta Assembleia Geral
31/03/2016
Acta Assembleia Geral
16/10/2015
PROTOCOLOS
Protocolos entre a APEEAEMA e entidades próximas
Informação e fichas de inscrição das actividades 2016/2017
Teatro
Música
Dança
Yoga & Mandala

Notícias

 

É indiscutível a forma como Internet domina as nossas vidas, tornando-se numa das melhores ferramentas do nosso dia-a-dia. A Internet permite-nos conhecer coisas novas, conversar com os nossos amigos e familiares, fazer pesquisas para a escola, jogar jogos, ver vídeos…
Devemos no entanto ter alguns cuidados, vigiar e alertar os nossos filhos para os perigos e riscos de navegar na internet.

Proibir não funciona

Alguns pais proíbem a utilização da internet até que ‘ tenha idade’, mas isso não resolve, eles têm internet em vários locais, até mesmo na escola e proibir apenas vai aguçar o interesse da utilização, e a criança quer fazer o que os seus amigos fazem. Assim, é importante que os pais tenham conhecimento da ‘vida online’ dos filhos para mais facilmente lhes darem conselhos sobre a utilização da mesma.

A Internet não está apenas no computador…

Podemos pensar que, quando a criança utiliza a Internet, o faz apenas no PC, o que permite que os pais controlem melhor… mas hoje em dia existem tablets e smartphones com Internet. Assim, e mais uma vez, os pais devem tentar informar os filhos dos riscos da utilização, em vez de proibirem.

Cuidado com a privacidade

É essencial que tenhamos cuidado ao colocar dados, fotografias, tipo de conversas, pessoas que adicionamos… porque depois é muito difícil ‘limpar’ a nossa imagem na Internet.
Não coloquem o vosso nome completo, morada, escola que frequentam, nome dos pais, número de telefone, passwords, emails, entre outros, a pessoas estranhas ou publicamente.

Estejam atentos ao comportamento dos filhos na Internet

Já vimos que proibir não adianta. Então, para além de informar e conversar com o seu filho sobre os riscos online, podem também fazer um pacto em que fique acordado que num determinado dia, os pais vão verificar aquilo que os filhos estão a fazer na Internet, de forma a que se previnam e detetem, atempadamente, situações de risco.
Pais, não se esqueçam de personalizar o computador antes da criança utilizar, como bloquear determinados sites, a procura por determinadas palavras, restringir acesso a conteúdos maliciosos e desadequados à idade, entre outros.

Cuidado com o Cyberbullying

Cyberbulling é o acto de alguém utilizar a Internet, ou outros meios eletrónicos, para insultar, difamar e humilhar outras pessoas que consideram ‘mais fracas’.
Se há algum colega que maltrata o seu filho na escola, provavelmente vai utilizar a Internet/Redes Sociais para continuar as agressões já em casa.
É fundamental que os pais estejam alerta sobre o comportamento dos filhos, o estado afetivo, o que publica (pode colocar mais desabafos ou fotografias deprimido), e conversar com ele sobre o que se passa, tentar investigar aquela situação para que, mais uma vez, se previnam situações menos desejáveis.
É também essencial que os pais/professores expliquem às crianças que o bullying/cyberbullying são comportamentos graves e perigosos, não devendo ser considerados como ‘normais’ e, portanto, as crianças devem reportar a situação, sempre que ocorra, aos pais e professores, procurando, assim, ajuda. É ainda muito importante que os pais não desvalorizem o que os filhos contam, tentando averiguar a veracidade do que ele relata.

[fonte: sapo pplware alwayskids. Texto de Marisa Pinto]

Por fim, convidamo-lo a uma leitura interessante sobre Crianças Zombies.

Dá p’ra Aproveitar - 2016
De 1 de junho a 30 de setembro


A Biblioteca Municipal D. Dinis leva mais uma vez a cabo o projeto Dá p’ra Aproveitar! promovendo uma campanha de sensibilização para a reutilização de manuais escolares, do 5º ao 12º ano.
Pretende-se com este projeto facilitar a todos o acesso gratuito aos manuais escolares, reutilizá-los, reduzindo o impacto ambiental que a indústria livreira acarreta e incentivar a comunidade local a abraçar esta causa.

Biblioteca Municipal D. Dinis
Horário de entrega/levantamento de manuais Escolares:
3.ª a 6.ª feira das 9h30 às 12h00 e das14h30 às 17h00
De 15 a 31 de agosto de 2016 a BMDD, Pólo da Pontinha e o Pólo de Caneças encontram-se encerrados.
Por favor leia Termos e Condições AQUI!

Esta e outras iniciativas AQUI!


YOGA

Sábados 21 de maio | 25 de junho
€4,00 /criança
Crianças 6 aos 12 anos
Inscrição prévia

 


GRCP Casal do Rato
O GRCP Casal do Rato estará a efetuar durante os meses de Maio e Junho treinos de captação de Futsal para os diversos escalões em competição na época 2016 / 2017.

 


15ª Légua Noturna
Cidade de Odivelas

Inscrições abertas
A Junta de Freguesia de Odivelas está a organizar a 15ª Légua Noturna - Cidade de Odivelas que inclui também a Caminhada da Família. Esta iniciativa vai decorrer no dia 9 de julho, pelas 21 horas, com partida e chegada junto ao pavilhão multiusos (Colinas do Cruzeiro).
Faça já a sua inscrição. Inscrições abertas até atingir o limite previsto.
NORMAS DE PARTICIPAÇÃO:
CONSULTE AQUI
FICHA DE INSCRIÇÃO:
CONSULTE AQUI

 

NOTÍCIA FEITA POR COLABORADORA DO ATL PARA O JORNAL DA ESCOLA - 2016

A Associação de Pais ou Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja é uma organização que tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento educacional e bem-estar das crianças que frequentam as escolas do Agrupamento.

Dadas as mais variadas contingências familiares, hoje em dia verificamos que fora do horário letivo, há a necessidade da ocupação dos tempos livres das crianças, especialmente as que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, pois muitas vezes estas ficam em casa sozinhas ou á guarda de alguém que não está desperta para o seu desenvolvimento. É nestes termos que surge a necessidade das escolas, proporcionarem às famílias um acompanhamento fora dos tempos letivos.........

Consulte aqui o conteúdo integral da notícia

PASSEIO DE PÁSCOA - 30 DE MARÇO 2016

No dia 30 de Março de 2016 a Associação de Pais/CATL realizou um passeio por ocasião das interrupções escolares da Pascoa.

Consulte aqui mais detalhes e Ficha de Inscrição»»»

PROGRAMA DAS FÉRIAS DE PÁSCOA CATL MANUEL COCO E PORTO PINHEIRO

Consulte aqui o PROGRAMA DAS FÉRIAS DE PÁSCOA DO CATL MANUEL COCO E PORTO PINHEIRO, de 21/03/2016 a 24/03/2016 e de 28/03/2016 a 01/04/2016